Sou médico graduado na Universidade Federal de Minas Gerais em 2005 e membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia desde 2011. Nesse ano de 2020, com muita honra, aceitei o convite dos estimados colegas urologistas Dr Francisco de Assis Teixeira Guerra (presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Secção Minas Gerais) e Dr André Lopes Salazar (editor-chefe da Revista Urominas) para fazer parte do corpo editorial de nosso periódico científico, como coeditor-chefe. Estou certo da responsabilidade que me foi atribuída por estes, a quem de antemão agradeço a confiança, e espero superar esse desafio, alcançando as metas desejadas.

Ao longo dos anos, os esforços de distintos líderes da SBU-MG conduziram à indexação desse periódico na base de dados Latindex. Reconheço e enalteço, como urologista mineiro, o trabalho de todos que não mediram esforços para que a Revista Urominas se tornasse uma referência científica dentro da urologia, não só em Minas Gerais, como no Brasil. Visando ampliar a promoção de conhecimento gratuito e estimular os profissionais a fazerem pesquisas, descreverem técnicas operatórias, relatarem seus casos clínicos e publicá-los, estamos trabalhando no aperfeiçoamento da plataforma de submissão e revisão dos manuscritos e, em breve, de vídeos editados.

Atualmente, vivenciamos uma crise mundial causada pelo covid-19 e nessa edição da Revista Urominas tivemos uma seção especial que abordou o Impacto da Pandemia de COVID-19 na Urologia em diferentes perspectivas, como:

  1. Visão da SBU-MG – Dr Francisco de Assis Teixeira Guerra
  2. Visão do Urologista da Capital de Minas Gerais – Dr Francisco Flávio Horta Bretas
  3. Visão do Urologista do Interior de Minas Gerais – Dr Farley Carneiro e Silva
  4. Visão do Urologista do Exterior – Dr Ricardo Gonçalves Alvim5.Visão da Médica Intensivista – Dra Aline Camille Yehia

Além disso, tivemos a colaboração de vários autores, com artigos originais, revisões e relatos de casos que certamente contribuirão para o aprendizado de nossos leitores.

Espero que todos apreciem!